Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Porções do tamanho da sua mão ajudam a emagrecer. Aprenda a medir!

Pesquisa recente diz que quantidades no prato dobraram de tamanho em 20 anos

R7 Receitas|Do R7

Chave para emagrecer está em seguir o tamanho dos seus dedos
Chave para emagrecer está em seguir o tamanho dos seus dedos Chave para emagrecer está em seguir o tamanho dos seus dedos

Se você quer emagrecer, mas gosta de fazer um “prato de pedreiro” nas refeições, é hora de parar. Porções de macarrão, carne, e até sorvete devem seguir a sua mão.

É isso mesmo! Parece estranho, mas pesquisadores da American Câncer Society, nos Estados Unidos, descobriram que seguir as porções corretas nas refeições, tendo como parâmetro a própria mão, é a chave para ter sucesso no emagrecimento.

As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail no mês de janeiro.

O estudo mostrou que a maioria das pessoas escolhe porções maiores na hora de comer através de um processo inconsciente, que resgata o pensamento da infância, transferido pelos pais, de que “limpar o prato” é importante.

Publicidade

Comer menos é a solução?

Em 20 anos, as refeições servidas em restaurantes e vendidas nos supermercados dobraram de tamanho. Para os pesquisadores, este aumento no consumo pode ser um dos motivos que justifique a epidemia de obesidade mundial. 

Publicidade

Seguir a chamada “dieta da mão” pode ser o caminho correto para não exagerar na hora de fazer um prato no self-service, em casa ou até em eventos sociais e "fechar a boca" para gorduras e abrir apenas para alimentos saudáveis.

Para a nutricionista Carina Amorim de Sá, a dieta corresponde a 70 % do emagrecimento. Sem esquecer dos exercícios, claro.

Publicidade

— Não adianta se matar na academia e no mesmo instante sair e comer o que ver pela frente. Você nunca consegue competir com o que come, isso é fato.

Uma porção de carne não deve ser maior do que a palma da sua mão; carboidratos não devem ser maiores do que um punho fechado; manteiga ou requeijão do tamanho de um dedo e, de queijos, deve ser a metade de dois dedos.

Acompanhe o gráfico abaixo e veja as quantidades corretas para não exagerar no dia a dia:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.