Resumindo a Notícia
- Degustações, shows e oficinas variadas marcam o evento internacional
- Brasileiros têm se interessado cada vez mais pelo mercado de cafés especiais
- Leites vegetais e comidas veganas também estão em destaque no evento
- Baristas e profissionais do café encontram oportunidades para aprimorar seus talentos
Latte arte, a técnica de fazer desenhos na espuma de leite, é destaque no evento
DivulgaçãoNeste fim de semana, a capital paulista recebe uma atração feita sob medida para os amantes de um bom cafezinho: o São Paulo Coffee Festival. Desta sexta-feira (24) até domingo (26), o consumidor final terá acesso a diversas experiências gastronômicas e culturais, com direito a degustação de cafés premium, aulas com técnicas envolvidas no preparo da bebida - de extração e filtragem a latte arte - , além de oficinas interativas e sensoriais.
A expectativa é receber mais de 9 mil visitantes até o último dia do evento. Além da oportunidade de experimentar grãos de vários tipos e procedências, o interessado pelo café também pode acompanhar shows de música ao vivo e arte, além de um espaço gastronômico que privilegia as comidinhas que mais combinam com essa bebida.
"A cena de cafés especiais de São Paulo é repleta de ótimos profissionais e cafeterias de ponta. O consumidor vai ter a alegria de conhecer tudo isso no festival e levar para casa experiências inesquecíveis", diz Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora e organizador do São Paulo Coffee Festival.
"A ideia é que as pessoas se sintam numa grande cafeteria e desfrutem o melhor que esse universo pode proporcionar", afirma.
O Brasil é um dos grandes produtores de café especial do mundo e, de alguns anos para cá, a preocupação com a qualidade dos grãos vem aumentando entre os consumidores brasileiros. Antes, os melhores cafés eram exportados sem nem mesmo passar pelas gôndolas dos supermercados. Agora, o número de opções especiais se ampliou, assim como as formas de preparar e servir a bebida.
A programação é extensa nos três dias de evento. Além das degustações da bebida e de comidinhas, workshops com profissionais, oficinas e espaços interativos o público também poderá assistir ao Campeonato Brasileiro de Barista organizado pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
Amantes do café podem aprender técnicas para aprimorar a bebida em casa
DivulgaçãoOs espaços para os visitantes no festival serão o "The Lab", reservado para bate-papo com os profissionais do café; "The Kitchen", com aulas com chefs e confeiteiros de destaque, como Vivianne Wakuda e José Barattino, que farão demonstração de receitas variadas; e "Latte Art Live", que destaca a técnica de desenhar na espuma do leite, especialmente nos cappuccinos.
Há ainda os espaços "A Torrefação", para aprender mais sobre a torra dos grãos de café e como isso influencia no sabor e aroma da bebida, com a possibilidade de torrar o próprio grão e levar para casa; e o "Sensory Room", reservado para degustações guiadas para aprender mais sobre os aromas e sabores da bebida.
Os ingressos variam de R$50 a R$100 e dão direito a degustação de cafés e comidinhas e acesso às experiências e aulas.
São Paulo Coffee Festival
24 a 26 de junho, em São Paulo (SP)
Sexta-feira, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Fundação Bienal de São Paulo - Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050)
saopaulocoffeefestival.com.br
Veja também
-
R7 Receitas
Chef ensina a preparar cremes de palmito e de cebola para aquecer no dias mais frios
-
R7 Receitas
Confeiteiras fazem sucesso com bolos em formatos inusitados, de tomada a parede comestível
-
R7 Receitas
Chefs apostam em nova charcutaria artesanal brasileira com ingredientes de alta qualidade