Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Focaccia é fácil de fazer em casa e dá ótimos resultados, aprenda

Chef Marcelo Horta ensina o preparo dessa receita perfeita para quem está começando a se arriscar no mundo da panificação

R7 Receitas|Luciana Mastrorosa, do R7

Com dicas simples é possível aprimorar os pães feitos em casa
Com dicas simples é possível aprimorar os pães feitos em casa Com dicas simples é possível aprimorar os pães feitos em casa

Durante os momentos mais complicados do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, muitas pessoas começaram a fazer pães em casa. E, assim, acabaram descobrindo uma paixão inesperada e que, para os mais dedicados, rende frutos até hoje. Afinal, é difícil resistir a um pão assado na hora, que perfuma a casa toda.

O chef padeiro Marcelo Horta, de 44 anos, do Rio de Janeiro, incentivou muitos clientes a entrar nessa verdadeira "pãodemia", com cursos online que ensinam os macetes e truques para obter um pão de qualidade. Além dos cursos, que podem ser encontrados no site marcelohorta.com, Marcelo também tem uma panificadora no Rio de Janeiro, focada em empresas, restaurantes, escolas e hotéis.

Uma das receitas de sucesso do chef é a focaccia com cream cheese, que ele divide com os leitores do R7 (veja receita ao final do texto), ótima para quem quer começar a se arriscar na panificação.

"A focaccia é mais fácil de fazer porque ela não requer modelagem. A massa da focaccia permite fazer um pão macio, é perfeita pra quem está começando", assegura Marcelo.

Publicidade

Alunos e interessados em dicas sobre panificação podem acompanhar ainda o canal do chef Marcelo no YouTube, com várias dicas para quem quer melhorar sua produção e aprender sobre diversas técnicas, como a de fermentação natural. 

Cursos grátis

"Hoje em dia, a gente está bombardeado de informação e a grande verdade é que tem muita gente vendendo complicação", acredita Marcelo. "Abri uma turma semanas atrás chamada Semana do Pão Raiz, para ensinar de casa, gratuitamente, porque queria que as pessoas desapegassem de complicações", defende o chef.

Publicidade

Periodicamente, Marcelo costuma abrir novas turmas gratuitas na internet, justamente para desmistificar esse universo e torná-lo acessível para mais gente. Para informar-se sobre novas turmas, vale acompanhar o chef também nas suas redes sociais, como no Instagram.

"Fazer pão é uma coisa que nossos avós faziam, não precisa de batedeira importada, equipamento especial, nada disso. O que precisa é vontade de aprender e gosto pelo pão", afima Marcelo.

Publicidade

Confira a receita de foccacia com cream cheese do chef Marcelo Horta:

Focaccia recheada com cream cheese

Por Marcelo Horta, chef e mestre padeiro

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo

350 g de água

5 g de fermento biológico seco

12 g de sal

20 g de azeite de oliva

Sal grosso e alecrim para finalização

Recheio:

200 g de cream cheese

100 g de azeitona preta sem caroço

Modo de preparo:

Bata levemente, no processador, os ingredientes do recheio e reserve. Enquanto isso, misture o fermento com a água e a farinha. Incorpore todos os ingredientes, deixando o azeite por último. Sove até obter uma massa fina e elástica (ponto de véu). Deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, abra a massa em uma assadeira untada com azeite e deixe fermentar até dobrar de tamanho. Finalize com os ingredientes do recheio/cobertura. Se quiser, coloque mais pedaços de azeitona preta para decorar, afundando-os com os dedos na massa. Deixe descansar por mais 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido, a 200°C, por 40 minutos ou até dourar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.