Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Feijão com maçã? Arroz menos calórico? TikTokers compartilham truques e nutricionista testa

A chef e nutricionista Eliane Kina avaliou dicas culinárias que estão bombando na rede social e verificou se elas realmente entregam o que prometem; confira os resultados

R7 Receitas|Do R7

Cozinhar arroz com óleo de coco e depois congelar ajuda a reduzir calorias?
Cozinhar arroz com óleo de coco e depois congelar ajuda a reduzir calorias? Cozinhar arroz com óleo de coco e depois congelar ajuda a reduzir calorias?

As redes sociais estão bombando com receitas, dicas culinárias e nutricionais para todos os gostos. Mas será que tudo dá certo? Para tirar a dúvida, a chef e nutricionista Eliane Kina, de São Paulo (SP), avaliou dois truques que fazem sucesso no TikTok: colocar maçã no feijão para deixar o caldo mais cremoso; e como reduzir as calorias do arroz usando óleo de coco e congelamento.

O primeiro foi compartilhado por Camila Masullo em seu TikTok, que já conta com 418 mil seguidores. Só o post do feijão com maçã tem mais de 214 mil visualizações. Embora a receita tenha uma cara ótima e o caldo realmente pareça bem grosso e cremoso, a experiência da nutricionista ao testar a receita foi diferente.

"Fiz o feijão e ele ficou ralo, não engrossou. É o contrário do que eu tinha imaginado, pois a maçã tem muita pectina, que é um tipo de fibra solúvel muito usada para espessar produtos na indústria, como iogurtes, sucos, pães, geleias, então achei que ajudaria a deixar o caldo cremoso", conta Eliane.

"Deixei o feijão cozinhando com a maçã. O caldo continuou líquido, e a maçã desmanchou. Tentei misturar, e também não engrossou. O feijão continuou ralo, embora a maçã tenha desmanchado, sobrou só a casca."

Publicidade

Porém, para os que amam um feijão com caldinho bem cremoso, Eliane dá uma dica: "O que eu percebi é que não precisa da maçã, pois o feijão já tem seu próprio amido para engrossar. Mas isso vai depender da hidratação do grão e de quanto tempo deixar de molho".

Ou seja: quanto mais água e mais tempo, melhor. "Quanto mais hidratado o grão, mais macio fica e mais fácil de amassar e amolecer", diz a nutricionista. Depois de macios e cozidos, vale amassar alguns grãos, dentro da própria panela, e mexer o feijão, mantendo no fogo baixo, para o amido do grão engrossar o caldo naturalmente. 

Publicidade

Arroz menos calórico?

O segundo truque foi compartilhado no TikTok Almanaque SOS e promete reduzir "em 60% as calorias do arroz", citando um estudo científico publicado no Sri Lanka. Será? Tentador para qualquer pessoa que faz alguma dieta de emagrecimento.

Com 1,2 milhão de seguidores, o canal se propõe a dar dicas sobre tudo (ou quase tudo) do dia a dia. O post do arroz já soma mais de 174 mil visualizações e sugere óleo de coco e congelamento do alimento cozido para a obtenção da suposta redução calórica.

Publicidade

Novamente, Eliane Kina avaliou as informações e contestou o resultado. "Realmente, alguns cientistas afirmam que, depois de cozido e resfriado, há uma quantidade de amido resistente transformada no arroz, mas isso não o torna menos calórico", explica ela.

"A caloria é medida no alimento por meio dos macronutrientes presentes, como carboidrato, proteína e gordura. Ou seja, independentemente de usar óleo de coco ou congelar o arroz, a quantidade de macronutrientes continua a mesma. O que muda é que o amido resistente atua no organismo de forma similar à das fibras, contribuindo para a queda do índice glicêmico", continua Eliane.

Segundo a nutricionista, qualquer ingrediente que tenha amido resistente é mais facilmente eliminado no bolo fecal e ajuda a reduzir o índice glicêmico, fazendo com que o organismo não absorva tantas calorias. Mas o arroz, em si, não fica menos calórico.

"A porta-voz da Associação Dietética Britânica enxerga um potencial nesse estudo, mas recomenda continuar consumindo arroz normalmente, pois são necessárias mais informações e estudos referentes a esse assunto. Ou seja, essa ideia de reduzir a caloria não é verdade, é mito", afirma a nutricionista.

Além disso, Eliane afirma que o óleo de coco é rico em gorduras saturadas, que, se consumidas com muita frequência, podem ser prejudiciais à saúde. "Usar 3% de óleo de coco em cima do peso do arroz é muito significativo, então tem que tomar muito cuidado", aconselha ela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.