Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chef ensina a preparar cremes de palmito e de cebola para aquecer no dias mais frios

Anouk Migotto, do restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal (SP), compartilha duas receitas clássicas para nutrir e esquentar quando a temperatura despenca

R7 Receitas|Do R7

Com as temperaturas despencando, nada melhor que um delicioso creme para aquecer; saiba como preparar duas super receitas da chef.

Cremes e sopas são clássicos dos dias frios
Cremes e sopas são clássicos dos dias frios Cremes e sopas são clássicos dos dias frios

É só chegar o frio que a gente pensa em comidas quentinhas, e a sopa é um clássico desta época do ano. A chef Anouk Migotto, do restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal (SP), compartilha duas receitas de sopas cremosas feitas com ingredientes simples: cebola e palmito.

Acostumada com o frio das montanhas, a chef, que mora há mais de 20 anos na Serra da Mantiqueira, lembra que, além do prazer proporcionado pelo alimento, as sopas também trazem conforto quando as temperaturas despencam.

"Nada melhor que um caldinho, uma sopa ou creme para 'aquecer a alma'", diz Anouk. O creme de cebola faz parte do livro "Donna Mantiqueira", com 40 receitas criadas pela chef.

Publicidade
Creme de palmito servido no pão italiano
Creme de palmito servido no pão italiano Creme de palmito servido no pão italiano

Creme de palmito, por Anouk Migotto

Ingredientes:

Publicidade

1 vidro grande de palmito

1 cebola picada

Publicidade

2 dentes de alho picados

2 xícaras (chá) de leite quente

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

parmesão a gosto

cheiro-verde, noz-moscada e sal a gosto

Modo de preparo:

Derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola até que fique transparente. Adicione o alho e refogue um pouco mais. Coloque a farinha e, rapidamente, acrescente o leite quente, mexendo bem para não formar grumos. Junte metade do palmito (escorrido) e o caldo de legumes. Deixe ferver. Bata tudo no liquidificador, com cuidado, e volte para a panela, cozinhando em fogo baixo até engrossar no ponto desejado.

Se houver necessidade de engrossar mais, dissolva uma colher (sobremesa) de amido de milho em um pouco de água, misture, e cozinhe mais um pouco até espessar. Junte o restante do palmito em rodelas e sirva com uma pitada de noz-moscada e parmesão. Acerte o sal e sirva com cheiro-verde picado. Fica mais gostoso ainda se o creme for servido dentro de um pão tipo italiano.

Creme de cebola aquece, nutre e traz conforto nos dias frios
Creme de cebola aquece, nutre e traz conforto nos dias frios Creme de cebola aquece, nutre e traz conforto nos dias frios

Creme de cebola, por Anouk Migotto

Ingredientes:

1 kg de cebola

1 ½ litro de caldo de carne

1 colher de (sopa) de azeite de oliva

3 colheres de (sopa) farinha de trigo

1 colhe (sopa) açúcar

1 xícara (chá) de vinho tinto seco

Queijo gruyère ou emmental a gosto

torradas para servir

sal a gosto

Modo de preparo:

Corte as cebolas finamente, o mais fino que puder (pode passar pela mandolina ou processador, mas sem triturar, para não perder a crocância). Leve ao fogo com o azeite e refogue, mexendo sempre. À medida que começar a grudar no fundo da panela, vá adicionando um pouco de água, bem pouco, somente para não grudar.

Quando estiver levemente dourando, adicione o açúcar e mantenha o processo de ir colocando um pouco de água para não grudar nem queimar. Deixe que fique com uma coloração bem caramelo. Adicione a farinha de trigo com o vinho, misturado à parte, e o caldo de carne. Cozinhe em fogo baixo até obter a textura de um caldo espesso. Coloque a torrada, com o queijo por cima, e sirva em seguida. Dê uma leve torradinha no pão com o queijo antes de colocar no caldo, isto trará sabor ao prato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.